Na estreia do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 2019, organizado sob a égide da FPAK, estarão 25 equipas. Uma lista de inscritos extensa e com pilotos de enorme valor vindos de vários pontos do continente mas também da Madeira.
Valongo continua a ser o destino de eleição para o arranque do CPT4x4 e este ano com muitas alterações na pista. 50% da pista será nova e a restante metade será renovada. O que continua a ser certo é que pedra não falta neste circuito. Assim como segurança. FPAK e Clube Trilhos do Norte têm a direção alinhada e garantem que a segurança é “uma prioridade”.
Nesta nova época além das classes habituais do CPT4x4 estarão também em pista veículos menos preparados, sem roll-bar, que vão competir na classe FUN.
Tal como em 2018 apenas as classes Proto e Super Proto vão discutir o título Absoluto. Cláudio Ferreira foi o vencedor da época passada, fruto da sua regularidade e experiência evidenciada atrás do volante. Mas a concorrência mostra-se cada vez mais feroz e a revalidação do título não serão certamente “favas contadas”.
A primeira jornada do CPT 4×4 2019 é então nos dias 9 e 10 de março, em Valongo. Sábado é dia de verificações técnicas e administrativas, com as viaturas a ficarem em parque fechado no centro da cidade. Domingo de manhã são os treinos, que determinam a grelha de partida. A prova é a partir das 14H30 de domingo.