Alto da Portela, Leomil, Moimenta da Beira! A casa dos calhaus do diabo… esse palco incrível que já faz parte da história do Campeonato Portugal de Trial 4×4 (CPT4x4). Em 2022 recebe a 5ª etapa e, sendo um percurso já bem conhecido de todos, a organização optou por fazer algumas alterações ao circuito e endurecer, ainda mais, estes calhaus do diabo.
E com o CPT4x4 a entrar na reta final todos os olhos estão postos em Rui Rocha e Pedro Campas (Team RJ69). A dupla de Arouca está imbatível. Em 2022 voltaram mesmo a levar a melhor sobre as pedras do Alto da Portela, tal como em 2021. São já 5 vitórias consecutivas em 5 provas e 45 pontos de vantagem. Nunca a dupla de Arouca conheceu o sabor da derrota e em Leomil manteve a rota vitoriosa. Na próxima jornada podem já, matematicamente, assegurar o título.
Daniel Carapau e Ruben Filipe (G&C Trial Team XS5) continuam a somar pontos e em Leomil subiram mais um degrau do pódio. Terminaram em 2.º na classe Super Proto e 3º à geral.
A encerrar o pódio Super Proto ficaram João Rebelo e Miguel Duarte (Trial Cars), que fizeram assim o seu melhor resultado da época numa prova sem qualquer avaria.
Bacelo acumula vantagem
Com as mesmas 16 voltas dos vencedores desta jornada ficaram Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo). Venceram em Proto e conseguiram também a prata em Absoluto o que os relança na luta por um lugar no pódio final do CPT4x4 2022.
O grande adversário de Luís Bacelo continua a ser o campeão em título, António Silva (Canelas Pneus), em Leomil novamente acompanhado por Flávio Gomes. Nesta etapa o Proto XS5 andou sempre perto da frente, mas sem andamento suficiente para assumir a liderança. Terminou com 14 voltas ao circuito, menos 2 do que o vencedor.
Rui Nunes e Sandro Almeida (Veículo Longo) começaram bem o dia, com a vitória no prólogo. Apesar de não terem conseguido segurar o primeiro lugar, terminam a resistência no pódio e asseguram a conquista de pontos importantes na luta pela classificação final.
Extreme com luta a dois
Em Extreme António Moreira e André Neves (Valclima) continuam a sua saga vitoriosa, num dia em que a concorrência de Armando Sousa e Bruno Soares (Transgatão) não os deixou olhar muito para o lado.
9 carros nas classes de Promoção
Luta aguerrida também na Promoção com Paulo e Carlos Silva (Team Sequeiros 4×4) a terminarem a prova na primeira posição, com as mesmas 11 voltas do segundo classificado, mas com um melhor tempo.
Destaque para a grande participação das equipas da região na classe FUN. Levou a melhor a dupla Ivo Paiva e Franscisco Fonseca (Trovão Team) com 11 voltas ao circuito de Leomil.
Carlos Martins e João Pinto (reciclopeças team) voltaram a dizer “presentes” e mesmo sendo o único UTV nunca levantaram o pé.
O Campeonato Portugal de Trial 4×4 2022, o mais longo de sempre, entrou já na sua reta final. Com tudo por decidir, a 6ª etapa será numa pista emblemática da modalidade, Valongo, e que este ano promete surpreender… A jornada nortenha está marcada para 1 e 2 de Outubro.
Pode ver o vídeo da prova AQUI