Detentor de paisagens únicas, de património extraordinário, de estruturas turísticas e de lazer capazes e atrativas, acompanhadas de oferta hoteleira de qualidade, e possuidor de uma gastronomia única, o território de Mangualde é hoje uma marca de excelência.
Inserido na plataforma do Mondego e definido como um vasto planalto rodeado por montanhas, o concelho de Mangualde integra o planalto beirão. Atinge a altitude máxima, 765 m, no alto do Monte do Bom Sucesso, em Chãs de Tavares… um local muito emblemático do concelho, situado num Castro que é Património Nacional e foi o local escolhido para receber a 3ª etapa do CPT4x4 2022. Depois de a pandemia ter adiado a prova prevista para 2020, finalmente o concelho faz a sua estreia no trial 4×4.
Team Rj69 aumenta vantagem
Rui Rocha e Pedro Campas (Team Rj69) estão imparáveis e levam já 3 vitórias em 3 provas. O Toyota amarelo continua a responder às expectativas. Em Mangualde a vitória foi suada e com a concorrência a fazer uma excelente prova. Só mesmo na parte final da corrida é que a Team Rj69 conseguiu a liderança. Com 3 vitórias em 3 jornadas Rui Rocha e Pedro Campas são, naturalmente, os líderes Absolutos.
A dupla António Henriques e Miguel Costa (Lucrofusão), a correr em casa, trazia a expectativa elevada e queria muito ganhar. De facto dominaram durante grande parte da resistência mas um azar, minúsculo, fez com que ainda não fosse desta. Partiram o botão do guincho e perderam a liderança da corrida.
A terceira posição, tanto em Absoluto como em Super Proto, foi para Daniel Carapau e Ruben Filipe (G&C Trial Team XS5), tal como já tinha acontecido na jornada anterior. Prova da consistência e qualidade da jovem equipa de Torres Vedras. Depois de 3 jornadas Rui Rocha domina também a classificação em Super Proto com 28 pontos de vantagem.
Em Proto Bacelo cimenta a liderança
Na classe Proto Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo) parecem ter finalmente encontrado o seu ritmo. Em Mangualde completaram 15 voltas ao circuito e, além de vencer a classe Proto, ainda fizeram 3º lugar à geral. Com esta vitória o piloto isola-se na liderança, com 11 pontos de vantagem sobre António Silva.
Uma das surpresas do dia foi a prestação da dupla Miguel Marques e Renato Machado (MM6018/Americana). A dupla já tinha deixado boas indicações em Lordelo, com a vitória no prólogo e uma boa prestação na resistência. Aqui, em Mangualde, andaram sempre bastante perto de Luís Bacelo e terminaram a prova a 2 voltas do líder.
António Silva e Tiago Santos (Canelas Pneus), campeões em classe desta categoria, continuam enguiçados. Nesta 3ª etapa não foram além de um terceiro lugar com 8 voltas ao circuito, menos 7 do que os vencedores.
Em Extreme António Moreira e André Neves (Valclima) não tiveram concorrência e por isso as 3 voltas à pista foram suficientes para o triunfo
Na promoção, com 6 carros em pista, a luta foi muito aguerrida. Levaram a melhor Pedro Pereira e Henrique Gonçalves (Clean TT) com as mesmas 9 voltas do 2º classificado mas em menos 3 minutos e 4 segundos.
Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças) começaram a resistência a capotar, sem gravidade, e ainda completaram 10 voltas ao circuito de Mangualde. Sem mais concorrência venceram naturalmente mais esta etapa
No fim de semana de 11 e 12 de junho o CPT4x4 está de regresso a um palco bem conhecida do trial português: Mação, no distrito de Santarém.
vídeo da prova AQUI