Gala Entrega Prémios CPT4x4/2022
Casa cheia em Mação para consagrar Campeões
Mais de duas centenas de pessoas marcaram presença no Cineteatro Municipal de Mação, para galardoar os vencedores e Campeões de Portugal de Trial 4×4 na Gala de Entrega de Prémios, pelos feitos desportivos alcançados ao longo da época 2022. Foram distinguidos mais de cinquenta personalidades, entre pilotos, navegadores e entidades, num dia inesquecível para os aficionados da modalidade de Trial 4×4 que se fizeram deslocar à Província da Região da Beira Baixa num dia deslumbrante de sol.
A animação começou bem cedo, com a atuação da Fanfarra da Sociedade Filarmónica União Maçaense e a atuação da fadista Francisca Correia, acompanhada à guitarra portuguesa por João Vaz e à viola por Alexandre Silva.
Após a sessão de boas-vindas e apresentações, o evento iniciou o seu período de consagrações aos vencedores do Campeonato Portugal Promoção Trial 4×4, com a dupla Miguel Teixeira/Filipe Tavares da equipa “Trepa Team”, vencedora da Classe FUN, a estrear o belíssimo palco do cineteatro. Na Classe UTV’s Carlos Martins e João Pinto, repetiram o feito, conquistando mais um título nacional assim como a equipa “Reciclopeças”. Na Classe Promoção, Carlos Teixeira e João Neto (RC Automóveis) terminaram na terceira posição, atrás da dupla Pedro Pereira/Henrique Gonçalves da equipa “Clean TT”. O título nacional de Promoção foi para Paulo Silva e Carlos Silva, assim com a equipa Team Sequeiros 4×4.
Seguiram-se os premiados do Campeonato Portugal Trial4x4, com as equipas da Classe Extreme que tinham experimentado esta sensação na edição de 2021. Na segunda posição, terminou a equipa “Transgatão” com o piloto Armando Sousa e o navegador Bruno Soares. A equipa “Valclima” foi a grande vencedora desta Classe, com António Moreira e André Neves, sagrarem-se os campeões de Portugal pelo segundo ano consecutivo. Na Classe Proto, a ronda de prémios iniciou-se pelos navegadores. Homens preponderantes no desenrolar das viaturas em pista. Renato Machado e Sandro Almeida ocuparam por esta ordem os lugares mais baixos do pódio, ficando a posição para elevada para o Campeão Hugo Martins. No que concerne aos Pilotos, Rui Nunes terminou na terceira posição; António Silva foi vice-campeão e o galardão máximo foi este ano para Luís Bacelo, sagrando-se assim Campeão de Portugal Trial 4×4 na Classe Proto. A equipa mais pontuda nesta mesma Classe foi a “Oficina Bacelo”, com a dupla Luís Bacelo/Hugo Martins. Por fim, a Classe Super Proto, que contou nesta edição com dezoito equipas em competição, sendo a mais participada entre todas as classes, com um vasto leque de pilotos e navegadores com muita experiência na modalidade, mas, também muitas e boas estreias, garantindo um futuro muito competitivo nesta que é a Classe “Rainha” do Trial 4×4. Os premiados navegadores foram: Ruben Filipe na terceira posição; Miguel Costa, o mais “veterano” entre todos, ocupou a segunda vaga; ficando o título de Portugal na posse de Pedro Campas. Entre os pilotos, António Henriques (Lucrofusão) foi patenteado com o terceiro posto, atrás de Daniel Carapau (G&C Trial Team XS5), com o Rui Rocha (Team RJ69) a sagrar-se campeão de Portugal de pilotos. A equipa mais pontuada entre as dezoito em competição foi o “TeamRJ69”, com a dupla Rui Rocha/Pedro Campas.
Já depois de ser conhecidas algumas novidades para a nova temporada e do tradicional discurso do Presidente do Clube Trilhos do Norte, entidade promotora do Campeonato Portugal Trial 4×4, foram galardoados os Campeões de Portugal de Trial 4×4 em formato de final de festa ao ritmo dos sons do “We Are The Champions”. Ainda antes de anunciar os Campeões, foram reconhecidos os segundos e vice-campeões, em ambas as categorias. No que concerne aos navegadores, Hugo Martins ficou com a segunda posição, enquanto Miguel Costa assegurou o segundo posto. Quanto aos pilotos, Daniel Carapau conquistou o vice-campeonato, na frente de António Henriques.
Não foi certamente uma vitória fácil, mas foi fantástica de acompanhar com uma regularidade inquestionável de domínio e supremacia ao longo das sete provas, saindo vencedor em cinco consecutivas. Rui Rocha e Pedro Campas da equipa “Team RJ69” alcançaram pela primeira vez o título Absoluto de Campões de Portugal de Trial 4×4. O piloto de Arouca, enquanto piloto inscreve pela primeira vez o seu nome no pergaminho dos Campeões, sucedendo a Claúdio Ferreira que já tinha conquistado o ceptro por três vezes, Rui Querido e António Henrique. Desta forma, os Galardões mais apetecidos da temporada que findou com o encerrar desta Gala ficaram na posse de Rui Rocha e Pedro Campas, os novos Campeões Absolutos de Trial 4×4 em título, que será “carimbada” e reconhecido na Gala dos Campeões da Federação Portuguesa Automobilismo e Karting, entidade que rege esta o Trial 4×4, no próximo sábado (21 janeiro) no Casino do Estoril.
Prémios Especiais CPT4x4
Para além dos Campeões de Portugal e vencedores das várias Classes em competição, o Clube Trilhos do Norte homenageou ainda pessoas e entidades que ao longo do ano, dignificaram o Campeonato Portugal Trial 4×4 e a modalidade em geral, através da atribuição dos Prémios Especiais: Carreira, Prestígio, Dedicação, Fair Play, Nuno Graça e o Premio Especial CPT4x4 como reconhecimento, em gratidão do valor e mérito dos seus êxitos, não só ao nível desportivo, mas também como parceiro e promotor da modalidade em todas as suas vertentes.
O premio Carreira foi para Luís Bacelo, pelos seus longos anos dedicados à modalidade enquanto praticante; Rui Rocha recebeu o premio Prestígio pela forma exemplar como tem dignificado a competição na sua forma competitiva e desportiva, face ao seu domínio incontestável dentro de pista. O Premio Dedicação foi em 2022 atribuído a Carlos Martins, pelo seu especial desempenho que tem demonstrado para o engrandecimento do Trial 4×4, assim como pela sua postura, empenho e perseverança que essa atitude traz à competição. O Premio Fair Play foi atribuído à equipa Lucrofusão, composta pela dupla António Henriques/Miguel Costa, uma distinção atribuída por votação das equipas presentes e pelos comissários desportivos. Este atributo tem por desígnio retribuir o comportamento exemplar na prática da sua atividade desportiva e entre ajuda no decorrer da competição. André Neves foi galardoado com o Premio “Nuno Graça”. Um galardão que premeia e reconhece o empenho e dedicação dos Navegadores, em homenagem ao malogrado Nuno Graça. O Galardão Premio Especial Campeonato Portugal Trial 4×4 foi nesta edição entregue à equipa/empresa – Lucrofusão, na pessoa do piloto António Henriques e toda sua “família” por tudo o que tem feito em prol do Campeonato Portugal Trial 4×4, não apenas como praticante e adepto do trial4, mas também como dinamizador e promotor da modalidade na região onde exerce a sua atividade profissional e nela tem sede, na qualidade de socio gerente. Esta Direção está-lhe imensamente grata.
Para Antero Bessa, este foi um dos momentos altos de 2022 do Campeonato Portugal Trial 4×4: “É a altura em que coroamos os nossos campeões. Um evento que reuniu os pilotos, equipas, famílias e amantes do trial. Foi um grande dia de festa numa das regiões de muitos aficionados da modalidade e na sua promoção e organização de provas. Só tenho a agradecer ao município de Mação por esta excelente hospitalidade e da forma como nos recebeu, assim como ao clube MAC TT. Estou certo de que foi um grande dia para a modalidade do Trial 4×4”, referiu o Presidente do Clube Trilhos do Norte.
Uma cerimónia acolhida pelo município de Mação e que contou com a presença do Presidente Dr. Vasco Estrela. Na sua intervenção, potenciou as excelentes relações existentes entre o Clube Trilhos do Norte, o Município e o Clube MAC TT, mostrando-se ”satisfeito por acolher esta Gala. O Município de Mação estará sempre disponível para receber este tipo de iniciativas assim como as provas de Trial aqui realizadas. Parabenizo os vencedores, campeões e todos os premiados pelos resultados alcançados. Quero deixar também uma palavra de agradecimento ao clube MAC TT pelo empenho e dedicação na promoção desta e outras iniciativas”, referiu Vasco Estrela.
O certame terminou com uma degustação de produtos da região de Mação, confecionados e servidos pelos alunos do Curso Profissional de Restauração, Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação.
O Campeonato Portugal Trial 4×4 está a volta às pistas para a temporada de 2023 com arranque no primeiro fim de semana de março em Valongo.