Num ano muito atípico a caravana do Campeonato Portugal de Trial 4×4 chegou a Vila Nova da Famalicão para a última prova de 2021. Uma pista de terra negra, com subidas duríssimas e obstáculos muitos naturais. Foi este o cenário que, em Famalicão, decidiu os campeões nacionais de trial 4×4 2021.
Com um campeonato muito regular, foram segundos classificados em todas as provas, Cláudio Ferreira e João Lucas (Auto Higino) são os campeões nacionais absolutos da modalidade. Depois de ser o primeiro bicampeão absoluto da modalidade, Cláudio Ferreira continua a fazer história nesta competição. É que mesmo sem a vitória nesta derradeira etapa, conquista o tricampeonato em termos Absolutos.
Marco Polónio foi o vencedor do dia
Marco Polónio (Malpevent Team) foi o grande vencedor da jornada de Famalicão. Num dia com muitas dificuldades a equipa lutou até à bandeirada xadrez pela vitória. Começaram a resistência com um azar e passaram a prova toda a correr atrás do prejuízo. A 10 minutos do final conseguiram finalmente a dianteira da prova.
Com os 26 pontos de Famalicão (os 25 pela vitória e 1 ponto extra pelo melhor tempo no prólogo) Marco Polónio e Daniel Esteves são os campeões nacionais da classe Super Proto.
3 vitórias em 3 provas
Na Classe Proto, António Silva (Canelas Pneus) chegou em vantagem a Famalicão e durante a resistência consolidou a liderança. Numa pista recheada de dificuldades e pontos espetaculares para o público deu mais 6 voltas do que o 2.º classificado e confirmou assim o campeonato da classe Proto.
Último lugar em Extreme chega para ser campeão
Nélson Leitão (Imoc Team) regressou ao Campeonato depois de uma longa ausência, mas deixou bem claro que não perdeu o jeito. Foi quem mais voltas completou à pista de Famalicão: 26.
Teve a concorrência feroz do piloto da casa, Diogo Mendes (Tuff4x4/Euro), que deu as mesmas 26 voltas mas gastou mais 32 segundos.
António Moreira (Valclima) teve uma prova muito dura, mas mesmo assim, com as 2 vitórias nas 2 etapas anteriores, sagra-se campeão da classe Extreme.
Promoção muito disputada
Na classe Promoção Carlos Teixeira (Tasco Stand e RC Automóveis) foi o vencedor desta jornada, com as mesmas 12 voltas do segundo classificado mas gastou menos 49 segundos. Apesar do bronze em Famalicão, Tiago Costa e Rodrigo Pinto (SuperPrint) são os campeões da classe Promoção.
Nos UTV/Buggy, tal como em Moimenta da Beira, Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças) foram os vencedores.
Assim termina, com chave de ouro, o CPT4x4 2021. A organização já está a ultimar os pormenores para a nova temporada que arranca a 12 e 13 de março, em Paredes.